quinta-feira, 14 de junho de 2007

Vilar de Mouros - Cancelado

A edição deste ano do festival de Vilar de Mouros, que deveria acontecer entre 20 e 22 de Julho, foi cancelada. A organização, a cargo da Portoeventos, responsabiliza a Câmara de Caminha pela falta de apoios e conta voltar a realizar o festival já em 2008.
O Woodstock português não o vai ser, portanto, este ano!

Filipe Guimarães, da Portoeventos, disse ao Público que a decisão foi tomada em conjunto pela concessionária do festival e pela Junta de Freguesia de Vilar de Mouros (CDU), após a sistemática falta de resposta da Câmara de Caminha (PSD) ao pedido de apoio feito ainda em 2006. «Desde Dezembro do ano passado que a Câmara de Caminha não dá resposta às cartas registadas que lhes enviamos», disse o representante da Portoeventos. Filipe Guimarães referiu, contudo, que é objectivo da organização e da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros retomar o festival já no próximo ano, renegociando algumas das condições contratuais. De acordo com o Público, as divergências entre a Câmara de Caminha, presidida desde 2001 por Júlia Paula, e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, liderada desde 1989 pelo comunista Carlos Alves, começaram em 2003, devido ao traçado da auto-estrada A28. Em 2005, as divergências entre as duas autarquias agudizaram-se, com a Câmara de Caminha a mostrar desagrado por ter ficado de fora do protocolo assinado em Dezembro do ano anterior entre a Junta de Freguesia e a Portoeventos para a concessão dos festivais de Vilar de Mouros até 2010. No ano passado, a Câmara de Caminha não deu sequer destaque no seu sítio à edição comemorativa dos 35 anos do Festival de Vilar de Mouros, apesar de o ter considerado um «evento importante do calendário de animação turística e cultural do concelho» Vilar de mouros foi o primeiro festival a ser realizado em Portugal.

Em 1971, ainda em tempos de ditadura e de censura. Trouxe até nós nomes como Elton John, U2, Pretenders, Sonic Youth,Neil Young,Public Enemy, Bob Dylan ou Peter Murphy. Para este ano estavam já agendados nomes como Brian Wilson ou Marky Ramone. É pena!!

Sem comentários: